Alunos sandumonenses participaram de mais uma fase do programa Parlamento Jovem

Os estudantes do Ensino Médio das cidades de Santos Dumont, Lima Duarte e Juiz de Fora que compõem a edição 2019 do Parlamento Jovem de Minas participaram na tarde do dia 24 de abril do I Encontro Regional do Polo Zona da Mata II, no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora.

Cerca de 50 alunos do ensino médio das escolas estaduais Cornélia Ferreira Ladeira, Engenheiro Henrique Dumont – o “Polivalente” –, Padre Antônio Vieira e Presidente João Pinheiro estiveram presentes no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora, juntamente com alunos de escolas de Juiz de Fora e Lima Duarte, que formam o Polo da Zona da Mata II do Parlamento Jovem.

O objetivo do evento foi promover a interação entre os participantes e incentivar a discussão sobre Discriminação Étnico-Racial, tema que os estudantes estão trabalhando e vão produzir propostas nesta edição do PJ. Durante o encontro, os alunos de todos os colégios do polo participaram de uma atividade para se conhecerem,  ministrada pelo professor de teatro do Colégio dos Jesuítas, Marcos Bavuso, que explicou que as dinâmicas foram propostas para aproximar os alunos das três cidades. “A perspectiva do teatro é sempre levar à reflexão humanista. O principal é quebrar o gelo, fazer eles interagirem e se relacionarem”, conta o professor.

Estudantes do Polo Zona da Mata II participaram de dinâmicas no Colégio dos Jesuítas

Assim como havia acontecido no começo do mês na Câmara de Santos Dumont, os estudantes assistiram uma palestra sobre Discriminação Étnico-Racial. Desta vez a palestrante foi a professora, socióloga e militante do movimento negro, Rita Félix, que trouxe ao debate pontos importantes sobre o preconceito étnico-racial na sociedade brasileira, do ponto de vista histórico do racismo estrutural e dos diversos problemas sociais que isso acarreta atualmente no país. “Sempre é bom falar com estudantes do ensino médio, pois eles têm muita energia e vontade de aprender. Recebi um bom retorno deles e creio que essa tarde fez todos nós crescermos juntos”, afirma a palestrante Rita Félix.

Além das dinâmicas e da palestra, houve um  coffee break coletivo onde os estudantes de todos os colégios puderam mais uma vez interagir entre si. Daniele Fonseca da Silveira, 17, que está no terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Engenheiro Henrique Dumont, voltou para Santos Dumont muito satisfeita com o que vivenciou no encontro.  “Foi um ótimo dia, vivenciamos coisas construtivas e obtemos aprendizados relevantes ao tema que precisa ser discutido. São experiências que sempre ficarão na nossa memória”, conta a estudante.

Coordenador do Parlamento Jovem em Santos Dumont, Renan Pedrosa, relata que o encontro foi importante para os alunos da cidade. “Eles ficaram empolgados deste quando foram informados do primeiro encontro regional e essa tarde foi muito proveitosa para todos. Nossos estudantes gostaram da dinâmica e apreenderam ainda mais sobre o tema desta edição na ótima palestra da professora Rita”, pontua Renan.

Nas próximas semanas seguirão sendo ofertadas oficinas aos estudantes do município que participam desta edição do Parlamento Jovem e no dia 26 de junho está agendado o segundo Encontro Regional do Polo Zona da Mata II, no qual os alunos escolhidos vão participar de novas dinâmicas de entrosamento, além de serem preparados para as atividades da Plenária Regional, que acontece no dia 14 de agosto e irá definir os projetos que participarão da etapa estadual em Belo Horizonte.

O Parlamento Jovem

Em sua 16ª edição, o Parlamento Jovem de Minas seleciona estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares em todas as regiões do estado para atuarem como vereadores no projeto, aprofundando os seus conhecimentos sobre a política e o funcionamento do Legislativo. Neste ano de 2019, a Câmara Municipal de Santos Dumont irá participar da iniciativa pela 11ª vez.

Nesta edição, os estudantes vão elaborar propostas sobre o tema “Discriminação Étnico-Racial”, que serão discutidas durante as três etapas do projeto – municipal, regional e estadual. Durante o ano, os alunos selecionados recebem oficinas sobre cidadania, política e irão se aprofundar no tema discriminação étnico-racial.

As plenárias municipais vão até o dia 26 de junho. Posteriormente, os alunos da cidade vão participar da etapa regional, em conjunto com os parlamentares jovens dos municípios Juiz de Fora e Lima Duarte. No dia 07 de agosto, os alunos serão divididos por grupos de trabalho, nos quais são discutidos subtemas. No dia 14 do mesmo mês, a Câmara de Juiz de Fora recebe a Plenária Regional, na qual os jovens parlamentares devem apresentar as propostas formuladas sobre o tema da edição – no caso, Discriminação Étnico-Racial. Durante a plenária, serão escolhidas as propostas e os estudantes que irão representar o Polo na etapa estadual, que vai de 04 de setembro até o dia 08 de novembro.