Estudantes definem propostas para fase estadual do Parlamento Jovem

Dezenas de estudantes das cidades de Santos Dumont, Juiz de Fora e Lima Duarte se reuniram no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, nesta quarta-feira (14), para voltar a debater as formas de combater a discriminação étnico-racial. Os estudantes que fazem parte do programa Parlamento Jovem (PJ) estiveram na Plenária Regional do Polo Zona da Mata II, na qual discutiram nove propostas de lei e decidiram as quatro sugestões que serão defendidas pelo nosso polo regional na etapa estadual, que será realizada entre os dias 18 e 20 do mês de setembro, em Belo Horizonte. 

Durante a Plenária, foram discutidas nove propostas elaboradas pelos alunos durante as etapas municipais, sendo três destas propostas criadas pelos alunos sandumonenses. Com o intuito de facilitar a discussão, foram divididos três grupos de trabalho e cada grupo ficou responsável por um dos subtemas: desigualdade socioeconômica; violência por motivos étnico-raciais; direito à identidade e diversidade cultural, que estão inseridos no tema principal da edição, que é a Discriminação Étnico-racial. Cada subtema teve três propostas apresentadas. 

A jovem Clara Amaral de Paula Pereira, de 16 anos, ficou empolgada com o que vivenciou no encontro e vê o PJ como uma oportunidade de crescimento dos participantes. “Participar da plenária regional foi uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, de muito aprendizado. Foi uma preparação importante para a etapa estadual. Desde o primeiro momento enxergamos o projeto como uma grande oportunidade de crescimento”, afirma Clara.

Clara, ao centro, defendendo as proposta dos alunos de Santos Dumont durante a Plenária

No encontro regional, os estudantes tiveram a oportunidade de argumentar em defesa de suas propostas. Eles também puderam sugerir a exclusão, a modificação ou a junção de propostas. Ao final da votação, ficaram definidas as quatro sugestões que serão discutidas durante a Plenária Estadual, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de setembro em Belo Horizonte.

A aluna que cursa o segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Presidente João Pinheiro se mostrou orgulhosa por ser escolhida pelos colegas como uma das representantes do município na etapa estadual, que acontecerá na capital Belo Horizonte, em setembro. “Ter sido escolhida pelos meus colegas como uma das representante de Santos Dumont em Belo Horizonte foi muito gratificante. Eu tinha muito vontade de entrar no Parlamento Jovem e foi um sonho ser escolhida para a Plenária estadual. Enxergo também como um reconhecimento pelo meu esforço desde o começo do ano”, conta Clara.

Entre as propostas aprovadas estão a criação de um projeto que forneça aulas extras para alunos de baixa renda que desejam prestar vestibular; a obrigatoriedade de contratar psicólogos que atuem nas escolas com alunos vítimas de bullying e cyberbullying; e a criação de feiras que promovam eventos de valorização da história e cultura de minorias étnico-raciais. Caso sejam aprovadas na Plenária Estadual, as propostas serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Assembleia de Minas Gerais e podem inspirar um projeto de lei.

 

Renan parabenizou os estudantes do PJ pela dedicação

Coordenador do Parlamento Jovem em Santos Dumont, Renan Pedrosa, relata que o encontro foi importante para os alunos da cidade. “Eles ficaram empolgados deste quando se inscreveram para participar no começo do ano e esse terceiro encontro regional foi muito proveitosa para todos. Nossos estudantes gostaram defenderam com afinco suas propostas e se posicionaram de forma pertinente sobre as proposições dos alunos de outros municípios, sempre tentando somar esforços”, pontua Renan.

Ainda na Plenária Regional, os estudantes precisaram definir qual tema indicariam para discussão na edição 2020 do PJ. A disputa estava entre os temas: LGBTQ+fobia, sugerido pelos alunos de Juiz de Fora; Violência Contra a Comunidade LGBT, sugerido pelos participantes de Lima Duarte; e Intolerância Religiosa, proposta por Santos Dumont. Com aproximadamente 47% dos votos, ficou definido que o tema que será defendido pelo Polo Regional durante a Plenária Estadual será LGBTQ+fobia. 

O Presidente João Batista defendeu a importância da participação dos jovens na política
O Presidente João Batista defendeu a importância da participação  dos jovens na política

A Câmara municipal de Santos Dumont tem por tradição ter as portas abertas ao povo e fomentar a participação política. Um desses caminhos e o programa Parlamento Jovem. Como não poderia ser diferente, o Presidente da Câmara de Santos Dumont, João Batista, esteve presente ao lado dos estudantes e se mostrou satisfeito com o projeto e o esforço dos jovens sandumonenses. “Participar do programa Parlamento Jovem já é uma tradição da Câmara de Santos Dumont e nesta gestão nós mantivemos o esforço para dar todo o suporte necessário aos estudantes. Estamos vivendo um momento que requer ainda mais os jovens na política, para a construção de uma política com mais equilíbrio, novas ideias e abertura para o diálogo.  Para Santos Dumont participar do Parlamento Jovem é um motivo de grande satisfação e alegria, sobretudo quando vemos a felicidade e o empenho que os nossos jovens encaram o projeto”.

O Parlamento Jovem

Em sua 16ª edição, o Parlamento Jovem de Minas seleciona estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas em todas as regiões do estado para atuarem como parlamentares no projeto, aprofundando os seus conhecimentos sobre a política e o funcionamento do Legislativo. Neste ano de 2019, a Câmara Municipal de Santos Dumont participa da iniciativa pela 10ª vez. O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que conta com a participação de 94 municípios, divididos em 16 polos regionais. Santos Dumont participa do projeto desde 2010 e integra o Polo Regional Zona da Mata II junto com as cidades de Juiz de Fora e Lima Duarte. 

Durante o ano, foram oferecidas oficinas sobre cidadania e política para alunos do Ensino Médio, com o intuito de desenvolver o senso crítico nos jovens. Durante a edição 2019 do PJ, quatro colégios participaram em Santos Dumont: as escolas estaduais Cornélia Ferreira Ladeira, Engenheiro Henrique Dumont – o “Polivalente” –, Presidente João Pinheiro e Padre Antônio Vieira.

Nesta edição, os estudantes elaboraram propostas sobre o tema “Discriminação Étnico-Racial”, que foram discutidas durante as etapas municipais e regionais, e, no mês de setembro, as melhores serão levadas à etapa estadual. Desde o começo do ano, os alunos recebem oficinas sobre cidadania, política e se aprofundaram no tema discriminação étnico-racial, através de rodas de conversa, palestras e atividades propostas pelo coordenadores municipais. Nos dias 18, 19 e 20 de setembro acontecerá a etapa estadual, quando os estudantes do Zona da Mata II, bem como de outros 15 polos, defenderão suas propostas na Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais.