Palestra sobre discriminação étnico-racial inaugura edição 2019 do Parlamento Jovem em Santos Dumont

Jovens de três escolas públicas de Santos Dumont participaram da inauguração do programa Parlamento Jovem 2019, realizado no Plenário da Câmara, na quarta-feira (27). O coordenador Renan Pedrosa deu as boas-vindas aos adolescentes presentes no primeiro encontro do programa neste ano e em seguida ocorreu uma palestra sobre a Discriminação Étnico-racial, tema desta edição do Parlamento Jovem.

Estudantes das escolas estaduais Cornélia Ferreira Ladeira, Engenheiro Henrique Dumont – o “Polivalente” – e Presidente João Pinheiro estiveram presentes em bom número na Câmara Municipal de Santos Dumont para acompanhar a palestra ministrada pela professora do curso de Direito da Fundação Educacional São José, Flávia Aparecida do Nascimento.

Durante a palestra que teve cerca de uma hora e meia de duração, Flávia abordou com profundidade questão envolvendo a discriminação étnico-racial no Brasil, partindo de questões históricas da formação da sociedade brasileira até problemas dos tempos atuais, como o preconceito e desigualdade racial. A apresentação foi bem recebida pelos estudantes. “A palestra foi muito legal. A gente viu algumas coisas que ainda não sabia sobre a importância de cada uma das etnias na formação do Brasil. Agora a gente fica na expectativa das próximas atividades” – Comenta a estudante Bruna, da Escola Estadual Presidente João Pinheiro.

O Coordenador Renan Pedrosa também se mostrou satisfeito com a palestra e com a recepção aos estudantes: “A palestra de abertura foi essencial para que os estudantes começassem a se aprofundar mais no tema da atual edição do parlamento jovem. A palestra foi dinâmica é bem elucidativa. A resposta dada pelos estudantes foi muito boa neste primeiro de muitos encontros em 2019.” Ele ainda lembrou que nos próximos encontros os alunos terão conhecimento de formação política e mais sobre o tema desta edição para poderem elaborar suas propostas.

O Parlamento Jovem

Em sua 16ª edição, o Parlamento Jovem de Minas seleciona estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares em todas as regiões do estado para atuarem como vereadores no projeto, aprofundando os seus conhecimentos sobre a política e o funcionamento do Legislativo. Neste ano de 2019, a Câmara Municipal de Santos Dumont irá participar da iniciativa pela 11ª vez.

Nesta edição, os estudantes vão elaborar propostas sobre o tema “Discriminação Étnico-Racial”, que serão discutidas durante as três etapas do projeto – municipal, regional e estadual. Durante o ano, os alunos selecionados recebem oficinas sobre cidadania, política e irão se aprofundar no tema discriminação étnico-racial.

As plenárias municipais vão até o dia 26 de junho. Posteriormente, os alunos da cidade vão participar da etapa regional, em conjunto com os parlamentares jovens dos municípios de Guarani, Lima Duarte e Juiz de Fora. No dia 07 de agosto, os alunos serão divididos por grupos de trabalho, nos quais são discutidos subtemas. No dia 14 do mesmo mês, a Câmara de Juiz de Fora recebe a Plenária Regional, na qual os jovens parlamentares devem apresentar as propostas formuladas sobre o tema da edição – no caso, Discriminação Étnico-Racial. Durante a plenária, serão escolhidas as propostas e os estudantes que irão representar o Polo na etapa estadual, que vai de 04 de setembro até o dia 08 de novembro.