Possibilidade de diminuição da produção da Mercedes-Benz da Zona da Mata preocupa vereadores

A fábrica da Mercedes-Benz, localizada em Juiz de Fora, emprega atualmente 1130 pessoas, sendo que cerca de 400 desses funcionários são sandumonenses. A possível diminuição da produção em 2020 e o receio da saída da unidade da empresa de Minas Gerais nos próximos anos, portanto, é motivo de grande preocupação para a cidade de Santos Dumont.

Com o objetivo de discutir a questão, os vereadores de Santos Dumont se reuniram na segunda-feira, 1º, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Juiz de Fora e Região (STIM). Durante a reunião, o presidente do STIM, João César da Silva, e o membro da diretoria, Fernando Fernando Antônio da Rocha, relataram a situação atual da planta da empresa e destacaram que há forte possibilidade que a mesma tenha suas atividades diminuídas, com parte da produção sendo levada para outros estados, como Espírito Santo e São Paulo, e existe até mesmo o receio de que as atividades da empresa alemã sejam encerradas na região nos próximos anos, apesar da Mercedes-Benz ter negado essa possibilidade nos últimos encontros.

Os vereadores presentes demonstraram preocupação com a possível perda de empregos dos trabalhadores sandumonenses e se comprometeram a apoiar o Sindicato e os trabalhadores em prol da manutenção da fábrica na Zona da Mata. Com o intuito de ajudar na questão, os parlamentares aprovaram na reunião ordinária desta segunda-feira a indicação proposta pelo vereador Dorival Marcos (PSB), fazendo com que um ofício solicitando o apoio para a manutenção da totalidade das atividades atuais da fábrica na Zona da Mata seja enviado a todos os deputados estaduais e federais eleitos que obtiveram votos em nosso município.

Na próxima segunda-feira, 15, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais realizará uma audiência pública sobre a situação da empresa. Em caráter excepcional, a audiência será na cidade de Juiz de Fora, no Plenário da Câmara Municipal. Os vereadores de Santos Dumont que estiveram presentes na reunião com o Sindicato se comprometeram a comparecer na audiência pública. Por conta da audiência, a Reunião Ordinária da Câmara de Santos Dumont foi transferida para a terça-feira,dia 16, às 19h.