V Seminário da Educação Inclusiva

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na noite do último dia 19/09 o V Seminário da E

ducação Inclusiva de Santos Dumont, organizado pelo Núcleo de Apoio ao Atendimento Educacional Especializado – NAAEE e direcionado ao professores do AEE, que trabalham com a educação infantil até o 9º ano e EJA – Educação de Jovens e Adultos.

 

O evento contou com a presença especial do pedagogo Fludualdo Talis de Paula,  especialista em Educação Especial pela UFJF,  coordenador do Projeto Informática Para Todos da E. M. Cosette de Alencar e coordenador do “Programa Diversidade – Somos todos Diferentes”, da Câmara Municipal de Juiz de Fora, que ministrou a palestra “Os Desafios da Diversidade na Educação”.

Em sua fala, Fludualdo apresentou questionamentos sobre a deficiência; fez um resumo histórico da construção da figura do deficiente na sociedade  e ressaltou o fato de que a diversidade atinge todas as pessoas que não morrem cedo. “Para incluir é necessário mudar a percepção da sociedade,  permitindo o acesso, o direito à convivência social das pessoas portadoras de deficiência e que possuem alguma dificuldade. É preciso não segregar e tornar as coisas possíveis para os diferentes”, enfatizou Fludualdo.

O Seminário prosseguiu com as palestras “Educação Inclusiva e Sexualidade” proferida pela fonoaudióloga e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional Carla Rozita da Silva  e com a abordagem do tema “Sexualidade e a Educação Inclusiva” pela  psicopedagoga Cristiane da Silva Reis.

O momento teve a participação efetiva do presidente da Câmara de Santos Dumont Dorival Marcos de Oliveira, da secretária Municipal de Educação e Cultura Bárbara V.M. Moreira Barros,  da  Chefe de  Divisão de Ensino Rogéria Aparecida  Ferreira, das Coordenadoras do Atendimento Educacional Especializado AEE – Olívia de Castro Oliveira  e Inah Lige Riberio Ramos, da diretora das escolas do CAIC Maria Aparecida Pereira Cândido e  da vice-diretora do Colégio Silvane A. Silva Botelho.

Tida Grillo

Jornalismo PMSD