Câmara promove Audiência Pública sobre os 10 anos dos Institutos Federais

A Câmara Municipal de Santos Dumont promoveu, na noite desta terça-feira (28), a Audiência Pública “10 anos dos Institutos Federais”. O Plenário Maurílio do Carmo Ribeiro ficou lotado de pessoas que ouviram importantes falas em defesa dos Institutos Federais e da educação pública, tanto dos cinco palestrantes convidados quanto dos vereadores sandumonenses presentes na audiência.

Vice-presidente da Casa, o vereador Dorival Marcos presidiu a Sessão, que contou, em sua mesa de honra, com as presenças do vice-prefeito Gérson Guedes Rabello, do chefe de gabinete da Prefeitura, Paulo Mendes Barreto, e do vereador Conrado Luciano Baptista, que foi o autor do requerimento para a realização desta audiência. Conrado, Dorival e Gérson defenderam durante suas explanações a importância de uma educação pública de qualidade e discorreram sobre o relevante papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont e dos Institutos Federais de modo geral.

Plenário ficou lotado durante a Audiência Pública sobre os 10 anos dos IFs

Durante a audiência, falaram também o Reitor do IF Sudeste de Minas Gerais, Professor Charles Okama de Souza, o Diretor-geral do Campus Santos Dumont, Professor André Diniz de Oliveira, o Diretor de Ensino, Benedito Carvalho, a representante dos servidores,  a técnico-administrativa Mariana Rodrigues, e Maria Regina Novaes, representando os alunos e ex-alunos do Campus de Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de MG.

Diretor-geral do Campus Santos Dumont, o Professor André Diniz Oliveira defendeu a importância da educação pública e dos Institutos Federais para os estudantes assim como para a sociedade brasileira como um todo

Em sua explanação, o Diretor-Geral do Campus Santos Dumont enfatizou a importância dos Institutos Federais nestes dez anos e a diferença que eles fazem nas vidas dos jovens que neles estudam e das comunidades que o cercam. “O Instituto Federal é quando a escola encontra a comunidade. O IFs são a maior revolução do ensino técnico que o Brasil produziu, pois os IFs atendem às comunidades onde estão inseridos e fazendo isso melhoram a vida dos alunos e formam uma base técnica importante para segmentos industriais e de serviço”, pontuou André Diniz Oliveira, Diretor-Geral do Campus Santos Dumont.


Reitor do Instituto Federal Sudeste Minas Gerais, o Professor Charles Okama de Souza reforçou o peso da rede federal de ensino e lembrou que a mesma é um mecanismo importante de acensão social de jovens e de melhorias para comunidades inteiras

Na sequência, o Reitor do Instituto Federal Sudeste Minas Gerais, Professor Charles Okama de Souza, agradeceu às autoridades presentes e à Câmara pela realização audiência. O Reitor discorreu sobre a importância da rede federal de ensino e dos 10 anos dos IF no Brasil como um todo e para a cidade de Santos Dumont. “Somos mais de 600 unidades espalhadas Brasil afora. Esse rede forte está espalhada também no interior dos estados, levando oportunidade de uma educação pública, gratuita e de qualidade, mudando a realidade dos locais onde ele está inserido. Ter um Instituto Federal em Santos Dumont é uma grande conquista para para a sociedade sandumonense e das cidades do entorno. Ter um instituto aqui significa que a educação vai trazer muitos benefícios para essa comunidade”, afirma o Reitor Charles Okama de Souza.

A ex-aluna e funcionária do Instituto Federal em Santos Dumont não escondeu a alegria de fazer parte desta importante instituição de educação em Santos Dumont

Representando os servidores, a técnico-administrativa Mariana Rodrigues mostrou toda  a felicidade em trabalhar no lugar onde estudou – ela foi aluna do curso técnico em Transporte de Cargas – e o orgulho que sente pela existência de uma escola federal em sua cidade. Mariana relatou a sua satisfação ao ver a trajetória ascendente de outros ex-estudantes e deixou um recado aos alunos da instituição: “O Instituto Federal fez uma grande diferença na minha vida e os alunos que estão tendo esta oportunidade atualmente devem se dedicar, pois, com dedicação e comprometimento, esta passagem pelo IF lhes renderá frutos positivos”, afirmou Mariana Rodrigues.

Maria Regina Novaes, ex-aluna do curso de Transporte Ferroviário no Instituto Federal contou sobre a importância das experiências na instituição para sua vida profissional e pessoal

Ex-aluna do curso técnico em Transporte Ferroviário – atualmente Manutenção de Sistemas Metroferroviários – , Maria Regina Novais já trabalha no setor há sete anos. Formada em Administração e pós-graduanda, ela identifica o IF como um fator fundamental para sua trajetória e de tantos outros alunos e ex-alunos. “O jovem hoje precisa disso: alguém que confie nele, que o direcione”, constatou a ex-aluna Maria Regina.

O Técnico em Assuntos Institucionais Benedito Carvalho falou de forma emocionada sobre a diferença que a educação pública – na figura dos Institutos Federais – faz na vida de milhões de brasileiros

A audiência foi concluída com a fala do diretor de Ensino, Benedito Carvalho. O técnico em Assuntos Educacionais afirmou que os alunos são o motivo da escola existir. Benedito agradeceu aos profissionais que vêm de outras cidades para o IF e contribuem para o progresso de Santos Dumont. O diretor de Ensino ainda deixou clara a importância de políticas públicas de educação, defendendo que as mesmas devem ser mantidas e ampliadas para que mais vidas – assim como aconteceu com a dele, possam ser transformadas através da educação.

Da esquerda para a direita: Benedito, Dorival, Mariana, Charles, Gérson, Conrado, Maria Regina e André

Com 53 docentes e 45 técnicos-administrativos, hoje o Campus de Santos Dumont conta com sete cursos técnicos, dois cursos integrados, dois cursos superiores e uma pós-graduação, sendo os dois primeiros cursos superiores gratuitos no município e a única pós-graduação gratuita. Atualmente, o IF Santos Dumont tem mais de 500 alunos. O IF Sudeste MG celebrou sua primeira década em dezembro do ano passado. O Campus Santos Dumont completará dez anos em fevereiro de 2020, mas é o herdeiro de uma tradição muito mais longeva no município: em 23 de maio desde ano, completou-se 78 anos da inauguração da Escola Profissional, que funcionava no mesmo espaço onde está situado o IF e que foi responsável por formar diversos grandes profissionais sandumonenses.