Câmara realizou Audiência Pública sobre conscientização e combate às drogas

Na noite desta quarta-feira (26) o Plenário da Câmara municipal de Santos Dumont foi palco da Audiência Pública “Conscientização e Combate às Drogas”. Os parlamentares presentes e especialistas de diversas áreas, como educação, saúde, segurança pública e assistência social, discorreram sobre esta importante temática diante de um Plenário completamente lotado.

A Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Santos Dumont, Tatiana Emídio, foi a primeira a falar. Tatiana discorreu de forma geral sobre os problemas causados pelo uso abusivo de drogas lícitas – como tabaco, álcool e fármacos – e ilícitas – como maconha, cocaína, crack, entre outras substâncias. A coordenadora mostrou também as ações do Creas na cidade e falou sobre o papel do Estado nesta questão.

“O uso abusivo de drogas causa todo um mal social, que atinge não só o dependente químico, como atinge sua família e a sociedade. A dependência química é um problema de saúde pública e é dever do estado, como dita a Constituição, preservar pela saúde do dependente químico, bem como da sua família”, afirmou Tatiana. A Coordenadora do Creas ainda lembrou que segundo dados recente há mais de 2 milhões de dependentes químicos no Brasil, entre pessoas viciadas em álcool, cigarro, remédios, fármacos e drogas ilícitas. 

Focando na recuperação dos dependentes químicos, Larissa Bernardo, que é assistente social e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), mostrou os desafios do acompanhamento aos dependentes químicos e o quão grande é o esforço deles para confrontarem a dependência. Larissa explicou como o Caps funciona atualmente e trouxe dois exemplos de pessoas que são auxiliadas. Eduardo e Cléia contaram sobre o seu dia a dia e como a vida de ambos mudou após o tratamento.

Eduardo usou de forma abusiva diversas drogas e está sendo atendido pelo Caps há 15 anos. “Minha vida quase foi para o buraco pelo usos de drogas. Eu fiz uso de vários tipos de drogas, como cocaína, crack, álcool, cigarro e outras tantas. Eu me esforço muito para lutar contra isso e com a ajuda do Caps, de grupos de apoio e da igreja eu estou conseguindo vencer e hoje eu sou uma nova pessoa”, conta Eduardo. Já Cléia é alcoólatra e vivia em situação de vulnerabilidade social. Com o acompanhamento que vem recebendo, ela está conseguindo ficar longe das bebidas neste começo de ano, além de ter conseguido uma casa em condições melhores através do programa Aluguel Social.  

Renan Souza, Chefe do Departamento Municipal de Educação, focou no uso de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes de ensino médio e fundamental. Renan trouxe dados do IBGE, da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Educação de Minas Gerais que mostram, entre outras coisas, que jovens estudantes têm ingerido bebidas alcoólicas cada vez mais cedo, bem como utilizando drogas ilícitas. No país, mais de 50% dos alunos do 9º Ano – adolescentes entre 14 e 15 anos – já fizeram uso de bebidas alcoólicas. “A desestruturação familiar é o principal fator que leva aos problemas de uso de drogas dentro da escola por parte de adolescentes e crianças”, pontua Renan.

O educador defende que o diálogo e a conscientização são as melhores formas de combate ao uso e ao tráfico de drogas entre adolescentes. “O que a gente realmente precisa é de uma rede de articulação entre os órgãos institucionais para que esses jovens sejam ajudados, além de auxiliarmos na estruturação familiar que é de suma importância para essas crianças e adolescentes”, finalizou Renan.

Em seguida, falaram o Major da 63º Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, Ricardo Borges, e a Instrutora do Curso do Proerd em Santos Dumont, a Cabo Helen Cardoso. O Major Ricardo trouxe dados sobre uso de drogas e o número de prisões por tráfico de drogas em nossa região. Explicou a atuação da Polícia Militar na cidade, tanto na parte da repressão como na parte preventiva.

A Cabo Helen explanou sobre a capacitação que ela passou para ser uma instrutora do Proerd e como o trabalho do programa é feito. A policial visita várias escolas de Santos Dumont e também de algumas cidades vizinhas, assim como participa de eventos sempre buscando ajudar crianças e adolescentes. “O Proerd visa instruir as crianças a tomarem decisões seguras e responsáveis, tanto na questão das drogas quanto em todos os outros aspectos da vida. Mostramos que existem dois caminhos e que eles vão ter que decidir e tentamos sempre mostrar qual o melhor caminho” explica a policial.

A Cabo também bate na tecla da falta de estrutura familiar no caso de muitas crianças e adolescentes que entram para o mundo das drogas e da importância de melhores e mais efetivas políticas públicas para que esses jovens tenham um futuro melhor. 

O Delegado da Polícia Civil Dr. Cleber Faria da Silva trouxe dados sobre o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar neste ano de 2019 no combate às drogas em nosso município, mostrando a extensão do problema. Ele ainda frisou que a repressão é um pilar importante no combate às drogas, mas que ele não caminha sozinho. “O problema das drogas tem que ser visto de forma multidisciplinar. Ele tem que englobar de forma dialógica a saúde pública, a educação pública e os órgãos de segurança pública, assim como a Justiça e os políticos”, afirmou o Delegado.

Segundo o Dr. Cleber, a parceria entre as polícias e a comunidade é essencial. “A ação policial tem que ser em conjunto com a sociedade. Caso vocês tenham conhecimento de alguma situação e querem nos procurar pessoalmente, a PM e PC estarão de portas abertas. Caso prefiram, também podem fazer denúncias anônimas através dos telefones 190, 197 e do 181.  

Estiveram presentes os vereadores Cláudio Almeida, Cláudia Corrêa, Conrado, Dorival e João Batista, além de alguns assessores destes e de outros parlamentares que não puderam estar presentes. A Vereadora Cláudia Corrêa reforçou que é importante ter uma visão mais humana dos dependentes químicos, pontuando que esta é uma questão de saúde pública.

Ela falou de como esse problema com abuso de drogas afeta os familiares dos dependentes químicos e que as mesmas também necessitam de apoio. Emocionada, a parlamentar relatou o caso do seu filho, que é dependente químico e que luta diariamente para vencer o vício. Ela finalizou pedindo mais trabalhos voltados às famílias de usuários para que elas possam ajudá-los a sair desta triste situação. 

O Vereador Conrado criticou a política de repressão às drogas. Ele lembrou a forma que foi feita no México, levando à morte de muitas pessoas e não resolvendo o problema. Segundo o parlamentar, tem acontecido algo parecido no Brasil. “Combater as consequências é uma parte importante, mas nunca haverá real solução do problema das drogas se não combatermos as causas. Resolveremos o problema das drogas com políticas públicas que levem à melhora da educação, da saúde, das moradia, aumentando o salário mínimo, aumentando a renda e gerando mais empregos para a nossa população”.

O Parlamentar disse que é necessário que o Brasil olhe os bons exemplos pelo mundo, como os de Portugal, Inglaterra e Uruguai, que possuem modelos que estão sendo são mais efetivos que o combate às drogas feito aqui e finalizou afirmando que muita coisa tem que ser feita socialmente para a resolução deste problema. “Vamos pensar mais nas causas e não só nas consequências. Nós temos que melhorar o país como um todo”, disse Conrado.  

O vereador Dorival Marcos elogiou o trabalho de todas as entidades representadas na audiência e falou do impacto negativo da falta de emprego.  “O poder público precisa investir mais na coisa pública. E um dos fatores que mais impactam no problema do uso de drogas é a falta de emprego. Muitas famílias hoje não possuem estrutura por falta de emprego e do devido apoio do poder público”, opinou Dorival.  

O Vice-prefeito Gerson Guedes foi mais um que frisou os problemas que as drogas trazem aos familiares dos usuários e que eles também devem ser acolhidos. Gerson elogiou a atuação das escolas e da Polícia Militar e Civil no Município, sobretudo do Proerd, e lembrou com orgulho que ele teve participação na chegada do programa ao município.

“Quando o Proerd chegou em Minas, fomos em Barbacena junto com o então Prefeito Dr. Nogueira e trouxemos o programa para cá. Primeiro para o Córrego do Ouro, que era o bairro com maior problemas envolvendo drogas, e depois expandimos para outras escolas da cidade”.  Gerson finalizou dizendo que o Poder Público tem a responsabilidade de desenvolver políticas públicas que busquem resolver essas questões e que não pode se omitir. 

 

Na parte final da audiência, o público pode fazer perguntas e as mesmas foram prontamente respondidas pelos especialistas presentes. Posteriormente, cada um dos convidados tiveram dois minutos para suas considerações finais. Fechando a audiência, o Presidente do Legislativo, o vereador João Batista, agradeceu a participação das autoridades e especialistas presentes, assim como da população que lotou o Plenário, como sinal da relevância do tema discutido nesta noite. A Audiência Pública “Conscientização e Combate às Drogas” foi transmitida ao vivo na nossa TV Web e está disponível na íntegra no canal oficial da Câmara Municipal de Santos Dumont no YouTube