Coordenadores discutem a organização do Parlamento Jovem 2019

Em sua 16ª edição, o Parlamento Jovem de Minas seleciona estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e particulares em todas as regiões do estado para atuarem como vereadores no projeto, aprofundando os seus conhecimentos sobre a política e o funcionamento do Legislativo. Neste ano de 2019, a Câmara Municipal de Santos Dumont irá participar da iniciativa pela 11ª vez.

Nesta edição, os estudantes devem elaborar propostas sobre o tema “Discriminação Étnico-Racial”, que serão discutidas durante as três etapas do projeto – municipal, regional e estadual. Em Santos Dumont, serão três escolas convidadas para participar do Parlamento Jovem. Durante um ano, os alunos selecionados recebem oficinas semanais sobre cidadania e política. “O projeto Parlamento Jovem é muito importante para esses adolescentes, pois a participação faz eles terem uma outra visão sobre o mundo e sobre a importância do trabalho parlamentar, o que os auxilia a serem cidadãos mais conscientes”, afirma o Coordenador sandumonense Renan Pedrosa.

As plenárias municipais vão até o dia 26 de junho. Uma das ações promovidas nesse período é a campanha “#ComoVejoMinhaCidade”, que consiste no compartilhamento de fotografias relacionadas à atuação dos participantes e ao tema deste ano na página do Parlamento Jovem de Minas no Facebook, além de oficinas voltadas ao tema “Discriminação Étnico-Racial” e aos problemas dos seus municípios. Posteriormente, os alunos da cidade vão participar da etapa regional, em conjunto com os parlamentares jovens dos municípios de Guarani, Lima Duarte e Juiz de Fora.

Em reunião com os coordenadores municipais da região na tarde desta quarta-feira, 30, ficaram definidas as datas das atividades do Polo Regional. Serão dois encontros regionais entre os membros do Parlamento Jovem da Zona da Mata II (Santos Dumont, Guarani, Lima Duarte e Juiz de Fora ), sendo o primeiro no dia 24 de abril, com o objetivo de aprofundar a temática do preconceito racial; e o segundo em 26 de junho, quando serão realizadas dinâmicas de entrosamento. O coordenador Renan Pedrosa reafirmou a importância do projeto durante a reunião e deu os primeiros passos juntos aos aos outros coordenadores na organização da etapa regional: “Temos um espaço importante para o desenvolvimento destes jovens e vamos buscar fazer o melhor possível para que essa experiência seja de grande valia para as suas vidas”, prometeu Renan Pedrosa

Já no dia 07 de agosto, os alunos serão divididos por grupos de trabalho, nos quais são discutidos subtemas. No dia 14 do mesmo mês, a Câmara de Juiz de Fora recebe a Plenária Regional, na qual os jovens parlamentares devem apresentar as propostas formuladas sobre o tema da edição – no caso, Discriminação Étnico-Racial. Durante a plenária, serão escolhidas as propostas e os estudantes que irão representar o Polo na etapa estadual, que vai de 04 de setembro até o dia 08 de novembro. Na reunião ficou definido, ainda, que haverá a participação de jovens dos quatro municípios – Santos Dumont, Guarani, Lima Duarte e Juiz de Fora – da região Zona da Mata II na etapa estadual do Parlamento Jovem.