Equipe da Superintendência Regional de Saúde – JF realiza capacitação sobre dengue em plenário da Câmara

No dia 29 de fevereiro de 2024, a Equipe da Superintendência Regional de Saúde realizou no plenário da Câmara Municipal de Santos Dumont um evento importante para a saúde pública local, reunindo profissionais de saúde para uma atividade de capacitação voltada para o aprimoramento do manejo clínico da dengue. A apresentação foi liderada pelas Especialistas em Política e Gestão de Saúde Joana D’Arc Zanelli e e Isis Prock Nani, da Superintendência Regional de Saúde do Estado de Minas Gerais. Também estava presente a secretária de saúde do município, sra. Cláudia Paschoal.

A capacitação teve como objetivo principal garantir um atendimento clínico mais eficaz e assertivo aos casos de dengue, uma doença arboviral (geralmente transmitida por mosquitos) transmitida pelo mosquito do gênero Aedes, que tem afetado o estado de Minas com forte incidência. Na região da Superintendência Regional de Saúde/JF são 4.426 casos prováveis de dengue, 2.721 casos confirmados, e 5 óbitos. Quanto a outras doenças provocadas pelo Aedes, os casos de Chikungunya estão estabilizados em menor número e não foi verificada incidência de Zika.

A atividade iniciou-se com apresentações detalhadas sobre o cenário epidemiológico atual da dengue, destacando a crescente incidência de casos na região. A necessidade de notificação precisa e oportuna foi enfatizada como uma ferramenta fundamental para monitorar e responder eficazmente à situação.

Segundo Joana D’Arc, o objetivo da qualificação e é “fazer melhor com menos desgaste” para enfrentar os três vírus presentes: Dengue, Influenza e Covid. “Hoje as pessoas estão chegando aos postinhos com um grande anseio sobre a dengue. E desde 1660 existem relatos do mosquito Aedes Aegypti em áreas úmidas e quentes. Já sabemos que o mosquito está sofrendo mutações e se adaptando em locais mais frios.”

Durante as discussões, foram ressaltadas diversas estratégias para fortalecer o enfrentamento das arboviroses, incluindo a organização dos serviços de saúde, rodízio de equipes para não fechar no horário de almoço, fazer acolhimento qualificado ao paciente diagnosticado com o vírus, já iniciando a hidratação, atendimento prioritário, monitoramento, garantia de acesso facilitado à população, qualificação da assistência e a notificação ágil dos casos.

Uma atenção especial foi dada à importância da comunicação eficaz entre os diferentes pontos da rede de saúde e à necessidade de adaptação contínua dos serviços para lidar com a demanda crescente, especialmente durante períodos epidêmicos.

Durante o evento, também foram abordadas as práticas específicas de manejo clínico, com orientações detalhadas para cada grupo de pacientes suspeitos de dengue. A importância da hidratação precoce e orientada foi enfatizada, assim como a necessidade de acompanhamento cuidadoso dos pacientes, especialmente aqueles considerados de grupos de risco.

A atividade encerrou-se com um apelo à intensificação da capacitação dos profissionais de saúde e à promoção da colaboração e coordenação entre os diferentes níveis de atenção e setores da saúde, destacando a importância da participação ativa de toda a comunidade no combate às arboviroses.

Mais notícias da semana:

Reunião Ordinária do dia 26 de fevereiro de 2024

Na tarde do dia 26 de fevereiro de 2024, a Câmara Municipal de Santos Dumont reuniu-se para reunião ordinária. Um momento de respeito foi concedido aos falecidos recentes da comunidade, com um minuto de silêncio em homenagem a José da Silva, conhecido como Chumbinho, e Marlene Ferreira. Ambos foram lembrados com afeto e respeito por seus contributos à comunidade sandumonense.

Os vereadores tiveram a oportunidade de apresentar seus requerimentos, abordando temas como limpeza de ruas, consertos de pontes e iluminação pública em diferentes bairros da cidade.

Foi realizada votação do projeto de lei proposto pelo vereador Keilon Mazilão, que institui a Semana e o Dia Municipal da Reciclagem, visando promover conscientização e políticas públicas sobre o tema. O projeto recebeu apoio unânime dos vereadores presentes, que reconheceram a importância da iniciativa para a cidade.

No entanto, também foram levantadas preocupações em relação a obras inacabadas, serviços de limpeza insuficientes, questões de poda de árvores, a situação das estradas rurais, e a manutenção do cemitério municipal. Os vereadores fizeram cobranças ao poder executivo, buscando soluções para esses problemas.

Alunos do Colégio Municipal São José Participam de Atividade Teatral sobre Prevenção da Dengue no Plenário da Câmara

No último dia 1º de março, no período da tarde, o plenário da Câmara Municipal de Santos Dumont foi palco de mais uma atividade educativa sobre a dengue. Os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Municipal São José participaram de uma divertida apresentação teatral sobre prevenção da dengue, realizada pelos Agentes de Prevenção da Dengue em parceria com as profissionais da educação da instituição.

Com o aumento espantoso dos casos de dengue no Estado de Minas Gerais e na região da Zona da Mata Mineira, atividades pedagógicas como esta desempenham um importante papel na conscientização e prevenção da doença.

Através da linguagem lúdica, as crianças puderam compreender de forma clara e eficaz alguns dos métodos de prevenção da dengue, unindo educação e entretenimento.