Falta de pediatras gera debate na Câmara Municipal de Santos Dumont

A falta de pediatras em Santos Dumont gerou debate na Câmara Municipal, preocupando vereadores e autoridades de saúde. A escassez de profissionais qualificados afeta o atendimento na Casa da Criança e no Hospital Misericórdia da cidade.

Em reunião realizada no dia 18 de setembro, com a presença de autoridades da saúde, incluindo a Secretária de Saúde: Cláudia Paschoal, o Provedor do Hospital: Ivan Amorim, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde: Renan Oliveira, a Coordenadora do Programa Saúde da Família: Anna Elisa e membros da comunidade, foram discutidos os desafios enfrentados pelo sistema de saúde local devido à falta de pediatras.

A situação é agravada pela dificuldade em contratar pediatras plantonistas, mesmo com um salário de R$ 3.500 oferecido pelo HMSD. Segundo Ivan Amorim “a escassez de pediatras é um problema nacional”. Além disso, o município também enfrenta desafios orçamentários que impactam os serviços de saúde infantil.

Durante a reunião também foi discutida a falta de medicamentos nos postos de saúde da cidade devido a problemas na contratação de farmacêuticos.

A preocupação dos vereadores de Santos Dumont reflete a urgência em resolver a escassez de médicos pediatras na cidade e garantir que as crianças e suas famílias recebam o atendimento de saúde adequado.

Fotos: Gilberto Freire (Portal 14B – Jornal Mensagem)