Policiais penais se reúnem com vereadores e apresentam projeto para a construção de uma nova unidade prisional em Santos Dumont

Em reunião nesta segunda-feira, 10 de maio, os representantes da Polícia Penal, diretor Ferrari e subdiretor Rodrigues apresentaram aos vereadores projeto para construção de um novo presídio na cidade de Santos Dumont – MG.

Ferrari, que assumiu a direção do presídio em 2019 com a missão de reestruturar a antiga cadeia municipal, alega que a unidade é uma instalação adaptada para abrigar os detentos e não apresenta condições necessárias para reintegração dos presos na sociedade. Além disso, não há mais como realizar obras de melhorias e expansão para que ela atinja condições satisfatórias de segurança, tanto para os presos e suas famílias quanto para toda a sociedade.

O diretor, que participou ativamente no projeto de construção de um presídio que está sendo edificado na cidade de Ubá – MG, apresentou um projeto para a construção de um novo presídio na cidade com capacidade para abrigar 300 detentos (o atual tem a capacidade para abrigar 67 presos, porém abriga 180 até a presente data), no valor de R$ 20 milhões, sendo totalmente custeado pelo Estado e União. Ao município cabe a doação do terreno destinado à construção da unidade.

Os policiais apresentaram uma série de benefícios com a possível construção do novo presídio. Uma delas é a geração de ocupação escolar e trabalhista para os presos, fatores que favorecem a ressocialização efetiva dos detentos. Os vereadores foram bem receptivos, atenciosos às explanações dos policiais e bastante interrogativos nos pontos que dizem respeito à segurança e bem-estar da nossa população com a possível mudança de endereço da antiga cadeia. Eles se mostraram dispostos a um estudo detalhado do projeto.

Em breve os dirigentes do sistema prisional convocarão a sociedade civil para apresentar um detalhamento sobre o projeto e ações que rodeiam a sua execução, esclarecer dúvidas acerca da segurança interna e externa do presídio e mostrar aos cidadãos os benefícios de se levantar uma nova unidade prisional na cidade.