Sábado será o “Dia D” de vacinação contra a gripe

Neste sábado (4) ocorre o Dia D da campanha de vacinação contra a Gripe Influenza em todo o Brasil. Com isso, todas as Unidades de Saúde dos bairros de Santos Dumont e a Unidade Central de Vacinação – que fica ao lado do Samu – estarão abertas das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde para a vacinação gratuita das pessoas que fazem parte de um dos grupos que são públicos-alvo da campanha.

Quem deve se vacinar contra a gripe?

  • Crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes
  • Puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias
  • Idosos a partir dos 60 anos de idade
  • Profissionais de saúde e professores da rede pública e privada
  • Portadores de doenças crônicas que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.
A campanha de vacinação contra a gripe foi lançada vai até o dia 31 de maio

Mais de 12 milhões de brasileiros foram vacinados contra a gripe até 30 de abril em todo o país, o que corresponde a 21% do grupo prioritário. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde. A expectativa do ministério é vacinar 59,5 milhões de pessoas até o final da campanha contra a gripe. A mobilização envolve 41,8 mil postos de saúde e 196,5 mil funcionários.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do Influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A formulação utiliza vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha. A campanha nacional de vacinação contra gripe foi lançada no dia 10 de abril vai até 31 de maio. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar as unidades de saúde para serem vacinadas gratuitamente ao longo deste mês.