Vereadores “carimbam o passaporte” para o futuro da cidade de Santos Dumont

Em reunião ordinária da Câmara Municipal de Santos Dumont realizada na última segunda-feira, dia 24 de maio de 2021, foi aprovado o projeto de lei nº 04/2021, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre autorização para repasse de recursos através de Termo de Colaboração a ser firmado com a Fundação Casa de Cabangu e contém outras providências.

O referido projeto de lei objetiva a transferência de recursos financeiros mediante repasse em colaboração, na ordem de até R$ 1.5 milhões, segundo as disponibilidades financeiras e orçamentárias, com vistas à implementação de ações dentro de toda a área de propriedade da União, onde está localizada a “Casa Natal de Alberto Santos Dumont”, em Cabangu. Valor esse, inicial, que será utilizado para a construção de uma área gourmet e espaço cultural nas dependências do museu.

Aprovado por unanimidade pelos vereadores, o projeto visa a preservação da história acerca da obra e vida de Alberto Santos Dumont, ressaltando a importância do aclamado gênio inventivo brasileiro, perpetuando o seu nome, bem como incrementar o turismo direcionado para a Casa Natal de Santos Dumont e toda a nossa cidade.

Com a implantação do turismo nas localidades, é possível se desenvolver ainda que basicamente equipamentos de apoio e infraestrutura, criação de novos meios de hospedagem, entretenimento, mão de obra qualificada, meios de transporte, oportunidade de expansão dos empreendimentos e serviços alimentares, como bares, lanchonetes, quiosques e restaurantes, melhorias e adequações na saúde pública, saneamento, vias de acesso e segurança, dentre outros dos quais os turistas buscam e necessitam destes, gerando benefícios na qualidade de vida para a própria população sandumonense. Esta atividade também auxilia na valorização dos atributos locais como os atrativos culturais, naturais e sociais. E, tendo ciência do potencial turístico do município, que carrega um grande peso histórico no nome – “Terra do Pai da Aviação”, sobretudo em relação à Casa de Cabangu, os vereadores acreditam que a aprovação do projeto de lei é um marco histórico e pode ser o “carimbo no passaporte” para o futuro da cidade de Santos Dumont, uma vez que visa a geração de emprego e renda para a nossa população.