Parlamento Jovem SD

Câmara Municipal de Santos Dumont participa da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas/2014.

A Câmara Municipal de Santos Dumont participou da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2014, nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2014, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e 27 municípios mineiros.

A equipe de Santos Dumont se fez representar pelos alunos: Evellin de Souza e Silva, João Washington Dornelas Pereira, Joaquim Junior da Silva Castro (Escola Estadual Padre Antônio Vieira), Isabella da Silva Almeida e Gabriel Dousseau, (Escola Estadual Presidente João Pinheiro), a monitora e acadêmica de Direito da Fundação Educacional São José:  Jhullia Ferreira Martins e a servidora da Câmara Municipal e coordenadora local do projeto Elma Marques de Souza Costa.

No dia 29 de outubro a abertura aconteceu no SESC Venda Nova, onde foram realizadas atividades de entrosamento e oficina de teatro. No dia 30 de outubro  foram realizados os grupos de trabalho nas dependências da Escola do Legislativo de Minas Gerais e no dia 31 de outubro, foi realizada a plenária estadual, no Plenário da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

O tema de debate deste ano foi “ Envelhecimento e qualidade de vida”, o qual foi tratado como um processo natural, cujo futuro depende das decisões tomadas no presente.

Na etapa estadual os grupos de trabalho discutem as 56 propostas aprovadas nas etapas municipal e regional, das quais são priorizadas as sugestões levadas à plenária estadual, onde são votadas.

A Plenária estadual foi realizada no dia 30 de outubro, no Plenário da ALMG, em cerimônia presidida pelo Presidente da Assembléia de Minas, Deputado Diniz Pinheiro, contando ainda com a presença do Deputado André Quintão, da Comissão de Participação Popular, a gerente –geral da Escola do Legislativo da ALMG: Ruth Schimitz de Castro, dentre outras autoridades acadêmicas.

Após a execução do hino nacional pelo coral da ALMG, foram iniciados os trabalhos, sendo a Mesa composta por seis estudantes, dos quais dois de Santos Dumont: Marcus Gabriel Dousseau e João Washington Dornelas.

O tema de debate deste ano foi “ Envelhecimento e qualidade de vida”, o qual foi tratado como um processo natural e inerente ao ser humano, cujo futuro depende das decisões tomadas no presente.

As propostas aprovadas pela plenária são entregues à Comissão de Participação Popular da Assembleia, que o analisa, dá um parecer e propõe o encaminhamento.

Segundo destaca o  Deputado Dinis Pinheiro, Presidente da ALMG:

“Trata-se de um grande projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Parlamento Jovem de Minas é um empreendimento elaborado sob a perspectiva da ética, da participação popular e, principalmente, da cidadania. Uma iniciativa já consolidada ao longo de dez anos que estimula a participação da juventude em questões importantes da nossa sociedade. Não é de hoje que a ALMG e seus representantes vêm buscando formas de promover e intensificar o exercício da participação democrática nos debates dos municípios, dos estados e da Nação. E é dessa maneira, com ações como essa, que a Assembleia de Minas busca cumprir esse papel, engajando os jovens e os cidadãos em geral a participarem dos assuntos de cunho público.” (fonte: Assembleia Informa, edição especial, quarta-feira, 29 de outubro de 2014, pag. 5).

De parabéns os jovens de Santos Dumont, que tiveram uma brilhante participação, representando com louvor nosso Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *